terça-feira, 25 de junho de 2013

"No seu mundo tenho outro nome, você precisa aprender a me reconhecer lá"




 É aí que surge a dúvida, "As crônicas de Nárnia" é realmente um filme cristão? Sim. Levando em conta a religião do autor e a comparação com a biblia, podemos dizer que é uma representação cristã, porém, de uma forma muito sutil. Em uma passagem do filme, Aslam diz: "No seu mundo tenho outro nome, você precisa aprender a me reconhecer lá" , interpretando de uma maneira cristã, o leão estaria se referindo a Jesus Cristo, e comparando estes dois reis, vemos semelhanças irrefutáveis. Por exemplo, Aslam criou Narnia, é justo, luta pelo bem e escolhe somente crianças para lutar no seu reino. Por outro lado Jesus criou a Terra, luta pelo bem com justiça, e na biblia diz-se que o reino dos céus pertence às crianças.  Um lugar perfeito, lindo, onde o bem sempre reina, um ponto de paz, um lugar onde nos encontramos com Deus. Entao, seria Narnia o "céu"?  Talvez, mas independente da sua religião, do seu Deus, aprenda a reconhecer Aslam na Terra, e você chegará nos céus, ou em Narnia, quem sabe.




28 comentários:

  1. Na minha interpretação Nárnia não é o céu, mas representa o mundo mesmo, onde já somos - ou deveríamos viver como se fôssemos - reis e rainhas e filhos de Adão e filhas de Eva, assim como os 4 irmãos da trama. Creio que o céu é o País de Aslam, visto que em Nárnia ainda há a presença da Feiticeira Branca e a paz, justiça e bondade são coisas pelas quais deve-se lutar, e muito, para se obter. No País de Aslam só entra quem Ele quer e permite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria o "Mundo Espiritual", na bíblia fala que nossa luta é contra principados e potestades. Seria uma dimensão dentro do nosso mundo, algo que podemos conhecer a Deus melhor e ao msm tempo conhecer nosso inimigo melhor. É bastante chamado de mundo espiritual pelos cristãos.. Ele está em tudo isso, no mundo natural e "sobrenatural" precisamos reconhecer ele em ambos. Realmente Nárnia não é o "Céu".

      Excluir
    2. Sigo com este mesmo pensamento

      Excluir
    3. Isso explica tbm as lutas que é preciso para que o reino de Deus se estabalecido

      Excluir
  2. Concordo. Até porque no filme 3 é claro que Aslam não mora em Nárnia. Aslam vem a Narnia, como Cristo. No filme três, alguns personagens são aceitos no Reino de Aslam, que seria o Reino dos Céus

    ResponderExcluir
  3. Amo Nárnia, sou apaixonada por C.S. Lewis! E principalmente Amo o Reino de Jesu, tanto que meu canal (www.youtube.com/c/realprasempre) surgiu com intuito de falar sobre o seu Reino Eterno! ❤

    ResponderExcluir
  4. Mais quem é o Aslan no mundo real do filme ????????

    ResponderExcluir
  5. Apenas corrigindo o texto. Jesus NÃO criou a terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Quem criou a terra foi Deus.

      Excluir
    2. Foi Cristo quem criou a terra.

      Excluir
    3. Jesus é o filho de Deus, quem criou o mundo foi Deus!

      Excluir
    4. O leão revelar o nome do DO CRIADOR Q E YAUH.EM SEU MUNDO TENHO UM OUTRO NOME VOCÊ DEVE MIM CONHECE LÁ.YAUH PAI, YAUSHA FILHO, AS DUAS CASA DE YISRAEL OFICIAL.

      Excluir
    5. O Nome de Deus e Jeová e jesus e o filho. Crê em Cristo para chegar ao pai.

      Excluir
  6. "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. [...]Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu." (Evangelho de João 1:1-3,10)

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Quem é o Aslan na vida real mais dentro do filme alguém sabe ?

    ResponderExcluir
  9. para quem leu os livros nao so o leao a feiticeira e o guarda roupa,principe caspian e a viagem do peregrino da alvorada vai saber que os livros contam o inicio e o fim de narnia e que narnia e o nosso mundo sao apenas alguns dos varios universos e no ultimo livro, a ultima batalha todos os personagens morrem e narnia e destroida mas eles aparecem e uma nova narnia em que so as pessoas boas viviam nela e aslam explica que os mundos sao como cebolas ao contrario, quando mais funso for maior e melhor sera a terra de narnia, isto faz referencia a religiao cristã mostrando que os juntos vao para um lugar bom e ao mesmo tempo faz referencia ao budismo mostrando o processo até o nirvana ou seja reencarnar cada vez mlhor para alcançar a felicidade eterna.

    ResponderExcluir
  10. Esqueceram de falar sobre o sacrifício de Aslam. Jesus deu sua vida por nós. E no filme Aslam ressuscitou depois do sacrifício.

    ResponderExcluir
  11. Eu sei q a estória que C.S Lewis criou, era tipo um mundo paralelo pra que eles pudessem conhecer mais à Deus em Nárnia tipo, que até o autor usa a fala de Aslan para revelar o propósito da série: "no seu mundo eu tenho outro nome, vc precisa aprender a me conhecer lá, por isso vocês vieram para Nárnia, para que me conhecendo um pouco aqui, possam me conhecer melhor lá" Então eu não acho q é uma referência ao céu mas sim uma utopia como a dos Bichos para o comunismo sabe, uma mundo paralelo criado pelo autor para os leitores conhecerem melhor a Deus.

    ResponderExcluir
  12. Deus Aslam na magia se criou criança no ventre de maria e nasceu Jesus

    ResponderExcluir
  13. Estamos em um mundo de provas e expiações . Nosso mundo é inferior ao de Nárnia . Aqui na terra os humanos tratam animais como seres inferiores! Quando evoluirmos mais talvez iremos para um mundo como Nárnia. E daí por diante até alcançar a perfeição !

    ResponderExcluir
  14. No livro que foi lançado agora explica que Aslan no nosso mundo é o leão do imposto de renda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mano acabei de ver esse meme skskkssksk

      Excluir
  15. E ainda tem Gente que acredita que o filho do homem é o homem? Deus é Deus e Jesus é Jesus simples assim. Mais mais viu.

    ResponderExcluir